Agradecimentos: Gostaria de agradecer aos meus colegas do Curso Técnico em Informática da SETREM, a coordenadora Maidi Terezinha Dalr, aos professores do curso. Em especial ao Leandro Wille Della Pace da Silva, ao Leonardo Moerschberger, ao Rafael Müller e ao Guilherme que me ensinaram muita coisa sobre manutenção de hardware (praticamente tudo). Muito obrigado a todos que muito me ajudaram a chegar até aqui. Não esquecendo é claro! Dos Bolsistas do Prédio 5. Valeu!! \o/ :D


Redes

CONSEITO DE REDE

           Ligação entre 2 ou mais computadores, com o objetivo de compartilhar dados e recursos fisicos.

PARA QUE SERVE UMA REDE?

           Em uma empresa serveria para ter mais produtividade, lucros, dar mais tempo e agilidade na produção.

TUPOLOGIA DE REDES

           É a forma com que os computadores estão colocados em uma rede e como eles estão interligados. É basicamente um mapa da rede. Estas tupologias podem ser Anel, Malha, Barramento e Estrela. A mais usada é a Estrela.

TIPOS DE REDES

REDE LAN: Rede local.
REDE MAN: Rede metropolitana.
REDE WAN: Rede geograficamente distribuida (Internet).

CRIANDO UMA MAQUINA VIRTUAL DO WIN XP USANDO O VMWARE WORKSTATION

           Crie uma pasta no c: com o nome (REDES) ou um outro que você quiser. Agora crie uma pasta dentro da pasta REDES com o nome de XP e copie a ISO do XP para dentro da pasta XP (c:\\REDES\XP).

Com o VMware Workstation já instalado na máquina fisica abra ele e vai em New Virtual Machine


Selecione Custom (advanced)


Nesta tela deixa assim não muda


Nesta tela devemos colocar a isso que esta em C:\REDES\XP\windows_xp_pro_sp3.iso



Nesta tela você coloca a chave que pode ser B77QF-DP27W-4H68R-72B48-78RPD ( Ou qual quer outra que ta no meu blog no menu de Manutenção de Computador)


Nesta tela deixa assim não muda


Nesta tela coloca a quantidade de memoria que seria de 256 mb


marque igual a imagem

 marque igual a imagem


Escolha a opsão cria um novo disco virtual este que esta marcado


 Escolha a opsão IDE


Nesta tela coloca quanto GB de disco vai usar que seria 20GB


 Deixa assim
 

Ultima tela é só da finix


 
A instalação acontecera automática(porque foi marcada a opsão de colocar a iso no inicio dava para ter colocado no final) como nas imagems





ESTA PRONTO A MAQUINA VIRTUAL APROVEITE

PASSO A PASSO PARA INSTALAR UM SERVIDOR COM WINDOWS SERVER 2003 ENTERPRISE EDITION COM INSTALAÇÃO DO DNS/AD/DHCP NO VMWARE WORKSTATION

1° Passo - Localizar onde você vai salvar a maquina virtual ou seja no C:\Servidor (na partição C: na pasta Servidor) ou em outro lugar.

2° Passo - Definir quanto de HD e Memória você vai usar para a Maquina Virtual.

3° Passo - Ter o serial.

4° Passo - Qual o nome do servidor que você vai dar.

5° Passo - Definir a senha do Administrador. (cuidado para não esquecer a senha).

6° Passo - Com o servidor criado instalar o VMWere Tools (drivers do servidor) e verificar se a placa de rede está ativada.

7° Passo - Verificar a aceleração do hardware (colocar no máximo).

8° Passo - Configurar o IP a Mascara e o DNS (o DNS pode ser o mesmo que o IP do Servidor assim o seu servidor vai ser um servidor DNS também).

9° Passo - Antes de Instalar o AD (para instalar o AD presisa executa o comando DCPROMO ) você presisa ter em mente qual domonio vai usar e uma senha de restauração essa senha pode ser a mesma do servidor. O AD é um controlador de dominio. Depois de instalado vai em iniciar ferramentas administrativas que vais estar o AD onde voce pode criar usuarios, grupos criar repositórios.

 Se o objetivo é fazer com que o servidor distribua endereços IPs automaticamente para estações de trabalho como WIN XP é pressiso instalar o DHCP e configurala se não não pressisa. Só instale o AD e coloque IPs fixos nas estações de trabalho.

10° Passo - Instalar o DHCP vai em iniciar feramentas administrativas gerenciar o servidor. Depois de instalado não pressisa configurar ele vai estar em iniciar ferramentas administrativas DHCP ai você pode criar um novo escopo para distribuir IPs automaticamente numa rede, excluir IPs para não distribuir o IP fixo como o IP do servidor.

INSTALAÇÃO DO SERVIDOR COM WINDOWS SERVER 2003


          Com o VMware Workstation já instalado na máquina fisica abra ele e vai em New Virtual Machine. Selecione Custom (advanced) como no exemplo acima. Na opção de escolher o hardware pode deixar Worktation. Selecione a ultima opção para colocar depois a iso.


Agora selecione o microsoft windows  e na versão escolha Windows Server 2003, como na imagem abaixo.



          Escolha onde você quer salvar sua maquina virtual e o nome dela


Agora escolha quanto de memoria sua maquina virtual vai ter


          Escolha a rede que vai ser usada se você quer que sua maquina virtual acesse a internet opte por NAT mas se você quer que o servidor acesse o XP opte por HOST-ONLY como na imagem. Mas isso pode ser configurado depois.


          Desta parte a diante é igual na instalação do XP escolha a opção IDE ou SCSI,  qual a quantidade de HD... Não tem como errar.

Nesta parte selecione as 15 conecxões


Aqui voce da um nome para o servidor (pode ser servidor ou S1..) e de uma senha ou não você quem sabe


agora você define a data e a hora do seu país

Nesta opção pode escolher as configurações tipicas

nesta opção pode escolher o grupo depois pode modificar


prontinho terminhou 

lembrando que para logar é CTRL+ALT+INSERT e a senha que você escolheu ao instalar se não escolheu nenhuma é só dar enter.