Agradecimentos: Gostaria de agradecer aos meus colegas do Curso Técnico em Informática da SETREM, a coordenadora Maidi Terezinha Dalr, aos professores do curso. Em especial ao Leandro Wille Della Pace da Silva, ao Leonardo Moerschberger, ao Rafael Müller e ao Guilherme que me ensinaram muita coisa sobre manutenção de hardware (praticamente tudo). Muito obrigado a todos que muito me ajudaram a chegar até aqui. Não esquecendo é claro! Dos Bolsistas do Prédio 5. Valeu!! \o/ :D


Linux Ubuntu

Entrar no terminal Linux Ubuntu

          Para acessar o terminal ubuntu é só ir em aplicativos, acessórios e terminal ou apertar em ALT + F2 e escrever “GNOME-TERMINAL” sem aspas. Ou ainda apertando CTRL + ALT + F1 para terminal  1 CTRL + ALT + F2 para terminal 2 assim por diante lembrando que no  CTRL + ALT + F7 você volta para a tela padrão do ubuntu ou seja você sai deste terminal .


 
 Pagina inicial do terminal

          sudo -s é para acessar o boot ( Boot é o processo de inicialização do computador ele é quem carrega o sistema operacional (SO))


  Logo após colocar sudo –s deve ser colocado a senha em que você colocou na hora de instalar o Ubuntu.


Em que terminal eu estou

          Para saber em que terminal você esta  é só escrever  “TTY” sem aspas e minúsculo, pois no Linux Ubuntu você pode trabalhar em vários terminais cada um com linhas de comando diferentes.

  Na imagem acima eu estou no terminal 0, caso eu estivesse no terminal 5 estaria aparecendo /dev/pts/5

Em que diretório você esta?

          Para saber em que diretório ou pasta ,que é a mesma coisa, você esta é só digitar “PWD” sem aspas e minúsculo que aparecera o diretório /home/seu usuário logo após escrever “PWD”  é só escrever “LS” sem aspas e minúsculo que vai listar todas as pastas que estão dentro deste diretório.
  
          Nesta imagem vemos palavras em azul, verde e branco. Os diretórios são os que estão em AZUL os programas executáveis são os que estão em VERDE, os BRANCOS são arquivos normais.

          Para tirar a duvida de quais são os diretórios, quais são arquivos executáveis e quais são pastas normais é só entrar  em  Locais pasta pessoal lá esta tudo o que você viu no terminal mas em designe gráfico.



Listar o conteúdo dos diretorios mas não entrar dentro do diretorio

          Para entrar nos listar o conteudo do diretórios é só digitar o comando  “LS ./nome do diretório sem aspas  e  letras minúsculas.

          Como na imagem acima foi digitado primeiro "PWD" sem aspas e minúsculo para saber em que diretorio eu estou e logo depois foi digitado "LS" sem aspas e minúsculo para listar o conteúdo de dentro do diretorio que neste caso é home/setrem. Com o conteúdo listado para listar o que esta dentro da pasta escola neste caso é só digitar "LS ./nome do diretorio que neste caso escola é só dar um enter que você listou o conteudo da pasta escola.

         Percebesse que dentro do diretorio escola tem 3 pastas ( diretores, estudantes e professores).

Entrando nas Pastas

          Para entrar nas pastas é só digitar “CD nome da pasta “  sem aspas  e  letras minúsculas




        Na imagem eu usei o "PWD"  em que diretorio eu estou o "LS"  listar o conteúdo do diretorio e o "LS ./ESCOLA " para listar o conteúdo que esta dentro de escola


        Percebesse que invés de estar "root@est008:~#" esta "root@est008:~#/escola#" isso significa que você entrou na pasta escola.

Criando Pastas

        Para criar pastas usamos o comando "MKDIR e o nome da pasta" sem aspas e minúsculo

     Neste caso eu criei uma pasta com o comando "mkdir nome" sem aspas nome é o nome da pasta é só dar um enter e um "ls" sem aspas  que sua pastas estará criada  ela ficara em AZUL.

Renomeando Pastas

         Para renomear pastas é só usar o comando "MV "nome da pasta original" novo nome" letras minúsculas neste caso vai aspas no nome original só.
  
          Como pode ser visto na imagem eu usei o comando "mkdir nome" para criar a pasta nome "ls" para listar o conteúdo e "mv "nome" nomenome" com este comando eu disse que a pasta que eu tinha criado antes com o nome nome eu quero renomear para nomenome.

Apagando Diretorios

         Para apagar diretorios vazios é só usar o comando "RMDIR e o nome do diretorio " sem aspas e minúsculo

Instalando  e acessando o VNC
                   
          Obs: Não presisa entrar com o root para instalar e configurar o VNC, aconselho a não entrar com o root
          Para instalar o VNC no Linux por terminal é só digitar o comando "apt-get  install x11vnc" sem aspas na imagem abaixo não da pra visualizar o comando mas da pra ver o que vai acontecer quando digitado.


Mandando iniciar o VNC

           Para mandar iniciar o VNC apos ter instalado é só digitar o comando "x11vnc --shared" sem aspas.  


Acessando a area remota do VNC

           Vai em aplicativos, internet,visualizador da area de trabalho remota. Como mostra a imagem.


           Agora faça como a imagem mostra pegue um IP e coloca onde diz maquina e clique em conectar

OBS: VNC é a parte grafica do computador não é por comando vc consegue visualizar tudo e por VNC você pode visualizar a maquina com SO win de uma Linux. Lembre-se que a outra maquina tambem deve ter instalado o VNC.


           Para fechar o serviço de um "ctrl + c" no teclado
           Para fazer com que os outros que estão acessando sua maquina por VNC possam visualizar mas não mexer digite o comando "--shaqed - viewonly"